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Enviada em: 16/06/2018

Segundo dados apresentados pelo Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) o analfabetismo, nos últimos anos, sofreu notável queda. No entanto, o problema do analfabetismo funcional persiste em decorrência da fragilidade na formação infantil que terá reflexos na vida adulta. Além do mais, a falta de incentivos à continuidade do aprendizado é outro fator agravante do problema.     Como supracitado, a fragilidade na formação de base é um problema que deve ser combatido. Entretanto, devido ao histórico de interesses políticos na captação ilícita de verbas destinadas à educação, e a sua consequente falta, resulta no sucateamento da escola. Com isso, perdura-se uma formação insuficiente devido a falta de valorização do aluno e do próprio educador - por parte do estado - e a carência das habilidades básicas recomendadas para uma alfabetização sólida e eficiente.     Outrossim, a deficiência no acompanhamento da educação infantil, por parte da escola, dificulta no combate ao analfabetismo funcional. Logo, devido a esta deficiência de um acompanhamento correto, avaliação eficiente e a continuidade do processo educacional infantil, os reflexos aparecerão na vida adulta. Devido a isso, nota-se o grande percentual de analfabetos funcionais no ensino superior e, consequentemente, a deficiência no aprendizado esperado pelo meio acadêmico. Vale ressaltar que o problema do analfabetismo atinge não só o meio acadêmico, mas também o mercado de trabalho e as demais esferas.      Dessarte, faz-se urgente medidas para erradicar este problema social. Logo, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com à Polícia Federal, assegurar que o repasse de verbas chegue ao destino e seja aplicado na melhoria da educação de base. Além do mais, faz-se necessário que as universidades organizem grupos de atuação semanal - compostos por profissionais na área da educação - visando auxiliar àqueles que sofrem com dificuldade de alfabetização. Com isso, irá se obter como resultante a valorização do educador e do aluno, resolvendo o problema desde a base.