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Enviada em: 24/06/2018

O analfabetismo funcional, caracterizado pela incapacidade da pessoa de interpretar aquilo que lê, é um dos principais problemas educacionais que o Brasil enfrenta atualmente, pois a dificuldade de entender textos é extremamente negativa para o âmbito pessoal, intelectual e profissional do indivíduo. Mediante à isso, é necessário que haja maior estímulo à leitura dos brasileiros. Afinal, é como disse Monteiro Lobato, "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê".         De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Cultura, o índice de livros per capta é de 1,7 no Brasil. A partir disso, é possível inferir que os brasileiros, em sua maioria, não possuem o hábito de ler. Posteriormente, isso gera uma interpretação textual defasada. Aliás, tal conjuntura é refletida nas redes sociais, pois os indivíduos são incapazes de identificar o significado de determinados posts e, devido a isso, promovem discursos infundados e sensacionalistas.        Dentro desse viés, é necessário ressaltar que o uso em excesso das mídias sociais faz com que os indivíduos não possuam tempo para realizar a leitura de um livro.  Além disso, a falta de estímulo à leitura, por parte da escola e do ambiente familiar, dificulta que haja diminuição do analfabetismo funcional.       Dessa forma, concluí-se que a incapacidade de interpretar textos é proveniente do descostume de ler livros. Por isso, é imprescindível que as instituições educacionais, com auxilio do Ministério da Educação, promovam maior estímulo à leitura por meio da realização de feiras de livros nas escolas.          Além disso, é necessário que o ambiente familiar também impulsione o hábito de ler nas crianças oferecendo livros para essas. Desse modo, o analfabetismo funcional poderá ser reduzido no Brasil, visto que a qualidade interpretativa, oferecida pela leitura, mudará tal situação.