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Enviada em: 02/07/2018

Embora, Vargas tenha instaurado a escola pública para todos;o problema do analfabetismo no Brasil não dissolveu-se, visto que até o período do JK e a modernização brasileira ainda abrigava metade dos brasileiros analfabetos. Entretanto, mesmo com os avanços que o país teve em relação a inclusão de mais pessoas nas escolas, fruto em grande parte por incentivos, torna-se necessário discorrer, o porque que o analfabetismo funcional-aqueles que mesmo com nível escolar não compreende pontos básicoas da leitura - persiste nos dias de hoje e qual seria a solução.    De acordo com Paulo Freire, em seu trabalho com analfabetos,mostrou que o ensino deveria ser diferente, sendo que, a forma em que os professores devem lecionar deveria abrir uma didática que envolvesse mais os alunos ao abrir suas curiosidades e solucionar seus problemas. Assim ao se levar em conta o atual  cenário brasileiro , deve-se concluir, em vista aos estudos deste pedagogo e filósofo, que por mais que tenham acesso a escola, muitos ainda saem das instituições, principalmente pública, com problemas na leitura, pelo fato que não foram ensinados de forma adequada. Já que segundo Paulo Freire, em seu método,os seus alunos aprenderam tudo para que pudessem ler de forma correta, em um curto período de ensino, graças a seu ensino diferenciado.      Outrossim, a falta de professores, seja por conta de greves, seja pelas necessidades financeiras da escola, colabora para que muitos alunos não tenham um acompanhamento de qualidade no ensino. Com isso, contribui para o analfabetismo funcional, pelas interrupções que o processo pedagógico, sofrerá, e também o raciocínio que deve ser construído para o estudante aprender.     Dessa forma, medidas devem ser tomadas para combater o impasse. Assim o Governo Federal deve liberar subsídios da Receita Federal, em consonância com o MEC, para oferecer cursos aos professores da rede pública , cursos para que aperfeiçoem as suas didáticas em sala  de aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos e superar problemas do método antigo , com base em estudos pautados no trabalho de Freire. Além disso, liberar maiores verbas, para as escolas contratarem e manter seus professores para que não falte qualidade.