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Enviada em: 17/07/2018

A educação brasileira e o analfabetismo.        O Brasil sofre comum grande problema na educação. A alfabetização de crianças e adultos preocupam especialistas e leigos. Os indicadores mostram um queda no percentual de analfabetos e analfabetos funcionais, em comparação com anos anteriores.        O governo usa de estratégias para que esses índices melhorem ainda mais. O pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é uma dessas estratégias adotadas, toda criança deverá ser alfabetizada até o fim do primeiro clico do ensino fundamental.           Mas quem presencia o cotidiano de uma sala de aula, sabe muito bem que falta muito o que aprimorar para que esse objetivo seja concretizado. E muitos fatores não estão ao alcance dos professores alfabetizadores e educadores em geral. Crianças desmotivadas e desprovidas de qualquer estrutura familiar, passam a impressão de que não ser alfabetizada é um dos seus menores problemas, mesmo com pucos anos de vida.             O analfabetismo funcional é uma triste realidade em adultos e crianças, por muitos anos escrever o próprio nome era o suficiente para que um cidadão fosse considerado alfabetizado. Mas uma pessoa com apenas essa habilidade adquirida não consegue interagir completamente em sociedade.                  Ser alfabetizado é ler, escrever e interpretar. É ser capaz de construir e reconstruir significados. Como diz Paulo Freire "A alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo".                     Falta muito incentivo por parte do governo, a criação de projetos de alfabetização e de salas de reforço para crianças que demonstram dificuldades, são medidas que apresentam avanços notáveis em uma sala de aula. E eventos para aproximas a família da escola geraram bons resultados.