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Enviada em: 18/07/2018

Olhares que buscam o Brasil  O excepcional exercício do pensamento lógico e intelectual,alicerçado nas ideias liberais e na racionalidade,foi o legado mais importante deixado pelos filósofos Iluministas.Todavia,a atual incapacidade de compreensão e de manipulação de ideias expõem,decerto,o analfabetismo funcional em diversas esferas dentro do cenário nacional.Dessarte,observa-se que o desafio de alfabetização generalizada reflete um cenário desafiador,seja pelas deficiências do sistema educacional,seja pelo banalidade do conhecimento.   Mormente, é possível perceber que as circunstâncias devem-se às fragilidades do complexo de educação.Segundo Pierre Bourdieu,tratando todos os educandos como iguais, o sistema escolar é levado a dar sua sanção às desigualdades iniciais da cultura.Sob tal ótica,a educação efetiva seria um privilégio que abarcasse apenas as classes mais abastardas,inviabilizando sua função de letrar e incitar as criatividades.Com isso,a má qualidade de ensino,os baixos investimentos em profissionalização e o baixo poderio atrativo das salas de aula,tornam o ambiente escolástico extremamente tedioso e com a função indiferente da proposta,isto é certificar jovens ao mercado profissional.Logo,com fito de atenuar a intempérie é imprescindível que haja uma reforma no sistema educacional brasileiro.  Outrossim,vale ressaltar que essa problemática é corroborada por fatores socioculturais.Aluísio de Azevedo,como bom Naturalista,em o Cortiço,repassa a percepção de que o caráter das pessoas decorre do meio em que vivem e dos aspectos biológicos que estão condicionadas.Sob esse viés,as dificuldades de alfabetização devem-se à comodidade da população que se habitua a não interpretar bulas de remédios,gráficos ou operações matemáticas,além da naturalização da ignorância,pauperismo dos mais de 13 milhões de semi-analfabetos,conforme a Unesco (Organização das Nações Unidades para Educação,Ciência e Cultura).Portanto,infere-se a necessidade de medidas que revertam as entraves.  Por conseguinte,torna-se imperativo que o Ministério da Educação,junto às cátedras universitárias,realizem palestras e seminários, em colégios e universidades,debatendo e esclarecendo dentro da visão irrestrita da sociologia a pauta,seus desafios e desenlaces.Ademais,é importante que as mídias,em parceria com especialistas,desenvolvam em propagandas,comerciais e mini-séries, hábitos de consumo informativo e curtas metragens interpretativas,sob forma de entretenimento e projeção em situações cotidianas.Apenas sob tal conciliação,haver-se-á a plena educação e garantia de alfabetização à população.Pois,como expresso por Francis Bacon,o comportamento humano é contagioso,torna-se enraizado e frequente à medida que se reproduz.