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Enviada em: 19/07/2018

No contexto social vigente nota-se um grande número de pessoas analfabetas funcionais, que são indivíduos que conseguem ler, porém tem uma grande dificuldade na interpretação de textos longos e complexos. Segundo o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1 em cada 4 brasileiros são analfabetas funcionais. Tais dados são preocupantes, visto que, essa parte da população terá problemas sociais ao longo da vida devido a deficiência escolar que obtiveram.    É relevante abordar, primeiramente, que a baixa qualidade da educação é umas das razões deste problema. De acordo com dados do Instituto Paulo Montenegro, 27% dos formandos das universidades brasileiras são analfabetas funcionais. Analogamente, nota-se que mesmo com diploma de nível superior essa parte da população ainda encontra problemas devido a precariedade do ensino que, muitas vezes, não prioriza ações fundamentais, como o hábito da leitura. Desse modo, tal problema traz como consequência a baixa empregabilidade desses indivíduos, acentuando assim a desigualdade social.   Deve-se abordar, ainda, que a exclusão dessa parte de população agrava o combate de tal problemática. Segundo a teoria darwiniana, conhecida como seleção natural, só os mais aptos sobrevivem. Seguindo essa linha de raciocínio, se observa que com a falta de inclusão dos analfabetas funcionais, os mesmo se sentem desestimulados, pois não se encontram naquele meio e não vêem mais a educação como uma saída e ,desse modo, ocorre a perpetuação deste problema.