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Enviada em: 16/08/2018

O Estado Democrático de Direito, no qual existem os princípios fundamentais, há como formação vetora e verdadeira a base do país a dignidade da pessoa humana, conforme a Constituição Federal (CF/88).Contudo, ao se analisar o processo histórico que envolve o analfabetismo funcional, verifica-se que essa correção pouco aconteceu e,não obstante, enraizou-se no Brasil.Logo, são necessárias medidas para solucionar esse impasse que acontece por falta de leitura e compreensão dos gêneros textuais.     Em primeiro plano, é preciso destacar a importância da leitura no cotidiano brasileiro.Diante disso,a falta de leitura prejudica não só as pessoas de ensino básico, mas os que possuem diplomas.Nesse contexto, as escolas preocupam em ensinar os alunos a ler e escrever, esquecendo de aplicar conteúdos de leitura e raciocínio lógico.Destarte, as escolas devem programar atividades que envolva a habilidade em resolver exercícios e o aperfeiçoamento da ortografia.Desse modo,esse abito passará de geração a geração.       Ademais, a falta de compressão dos gêneros textuais afetam 70% da população brasileira. Nesse sentido, mais da metade dessas pessoas leem e não compreendem os assuntos abordados,prejudicando na hora de apresentar um conteúdo e resolver os problemas do dia a dia,como por exemplo, na hora do voto, no qual a população vota sem ao menos compreender as propostas pelos candidatos.Por conseguinte, a pratica da leitura e da compreensão é fundamental para diminuir os casos de analfabetismo funcional.     É evidente, portanto, que medidas precisam acontecer sobre esse problema.Com intuito de alcançar esse objetivo, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, por meio de palestras e propostas de leituras em sala de aula, com acesso a infraestrutura, a fim de que essa pratica seja prazerosa nas escolas. Além disso, o Governo deve investir na educação,com mais tecnologias, com o propósito de incentivar os alunos a possuir uma maior capacidade mental.Desse modo, a educação mudará essa problemática.