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Enviada em: 18/08/2018

De acordo com o sociólogo Durkheim, a sociedade pode ser equiparada a um ''corpo biológico'', isto é, os componentes dessa necessitam viver em sintonia a fim de promoverem a sua constante sobrevivência.Todavia, hodiernamente, o meio social pouco se satisfaz nesse contexto, uma vez que o número de analfabetismo funcional no Brasil é altíssimo, evidenciando a precariedade do ensino didático no corpo social.Em vista disso, é necessário promover o bem-comum, por meio de Políticas-Públicas, para que o desenvolvimento socioeducativo brasileiro seja reestabelecido, conforme já dizia Rousseau.     Convém evidenciar, a princípio, a insuficiência de Políticas-Públicas em todo o território brasileiro, haja vista que de acordo com o Ministério da Cultura, somente no país, lê-se,anualmente, 1,7 livros, demonstrando o baixíssimo público leitor no Brasil.Isso de fato colabora para que as crianças desde cedo venham a ter problemas interpretativos na matemática, na construção crítica de textos, e quando adultas venham a  acrescentar nos dados  estatísticos de analfabetismo funcional.Entretanto, tal realidade necessita de mudanças. Análogo  a isso ,Aristóteles, dizia que  o caminho da mudança começaria pela política, uma vez que,por meio dela a justiça então seria assegurada a todos os cidadãos da polis.     Outrossim, em segunda análise, vale ressaltar a sentença do sociólogo Zygmunt Bauman, a qual em sua obra ''Modernidade Líquida'', consta-se que as relações sociais entre as pessoas com o meio estão cada vez mais efêmeras, ou seja, o apelo crítico nos atos cotidianos como na leitura, estão cada vez mais líquidos, logo o saber é desproporcional ao conhecer.Além disso, a incapacidade interpretativa de frases, textos, não demonstra uma particularidade com o nível de escolaridade, pois, até as pessoas com curso superior, de acordo com o -Instituto Paulo Montenegro--, apresentam o analfabetismo funcional.Inquestionavelmente, torna-se essencial questionar ,como o ensino é praticado nas esferas civis e sociais, e portanto modifica-ló o quanto antes para que o projeto educacional brasileiro seja referencia.   Fica evidente a necessidade de promover a discussão dos aspectos políticos e educacionais em questão no pais latino.Para tal, é fulcral a cooperação do Ministério da Educação e do Governo Federal, constituir à população o integro acesso a leitura, a matemática, por meio de cursos de educação a distância, já que diminuiria as dificuldades de dispor profissionais em locais distantes dos grandes centros socioeducativos, além de conseguir o letramento da população e diminuir o analfabetismo funcional.Ademais, cabe ao setor empresarial,grande interessado na qualificação profissional dos seus trabalhadores, promover cursos de interpretação textual semanal aos seus empregados, como forma de auxiliar o integro acesso ao questionamento crítico nas atividades básicas cotidianas.Pois,de acordo com  filósofo Gustavo Flaubert, ''o investimento na educação tão pouco foi e tão pouco sera um desperdício.''