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Enviada em: 01/09/2018

Graciliano Ramos, em sua "magnum opus" - Vidas Secas -, retrata a vida de Fabiano, um sertanejo que era constantemente enganado pelas autoridades e patrões por não saber ler, condição compartilhada por 57% da população à época do livro. Conquanto essa realidade tenha se modificado, ainda persistem, no Brasil, suas marcas, explicitadas no analfabetismo funcional, um dos grandes desafios para o esclarecimento da população. Nesse contexto, contribuem para o fenômeno a estrutura didática das escolas e a própria cultura, a qual negligencia a leitura.        De princípio, é fulcral salientar o importante papel das escolas na formação interpretativa dos indivíduos. Nesse sentido, elas não estão desempenhando corretamente suas funções, tendo em vista que focam na decodificação de palavras, desatentando à compreensão e interação do aluno com o texto, problema observado em outras esferas do conhecimento, em que a preocupação é decorar e não aplicar os mecanismos da matéria. Ademais, quando há o incentivo à leitura, esta é, muitas vezes, por imposição de obras incompatíveis com o nível de erudição do leitor, indo de encontro à teoria de Mikhail Bakhtin, filósofo linguista, segundo a qual a interação por meio da linguagem deve ocorrer em um contexto de igualdade.          Concomitantemente, Émile Durkheim proferiu que a coletividade exerce forte influência sobre o individual. Dessa forma, a idiossincrasia dos brasileiros desfavorece a saída particular do analfabetismo funcional, haja vista 44% da população não ter o hábito da leitura. Assim, essa prática é transmitida aos mais jovens, sendo perpetuada, o que diminui a capacidade de julgamento das pessoas em vários aspectos da vida, como política, negócios, economia e religião, contribuindo para sua menoridade, definida por Kant como inabilidade de se tomar decisões sem auxílio de outros.          Dessa forma, o analfabetismo funcional é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento intelectual do brasileiro, sendo imprescindível seu combate. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, a reformulação das diretrizes escolares, buscando alterar o eixo do ensino para a execução do aprendizado, amplificando a compreensão textual,  por meio de debates com os alunos, que visem colher diferentes opiniões sobre os caminhos para essa realização. Outrossim, é dever da ANCINE, juntamente às produtoras de filmes, a cinegrafia de propagandas que exponham a importância da leitura na formação do indivíduo capacitado, objetivando disseminar essa necessidade. Dessa maneira, o Brasil transcenderá aos fatos vivenciados por Fabiano, na obra de Graciliano Ramos.