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Enviada em: 05/09/2018

Sabe-se que a leitura e compreensão de textos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades. Contudo, referente ao Brasil observa-se um elevado índice de analfabetismo funcional. Logo, faz-se necessário compreender o método educacional empregado, e analisar as suas consequências.      Primeiramente, deve-se salientar como o método educacional brasileiro pode acentuar a problemática. Assim, esse método é caracterizado por uma educação com o aluno receptivo, e passivo perante os ensinamentos, e para o educador Paulo Freire, esse método se torna ineficaz na medida em que o aluno não desenvolve o ladro critico e consequentemente interpretativo. Dessa forma, é notório que o método de ensino vigente contribui com a permanência do analfabetismo funcional.        Outrossim, não há dúvidas de que uma população analfabeta funcional sofrerá grandes consequências. E como uma consequência, pode-se destacar que essa população, por não conseguir interpretar e escrever textos básicos, estará mais vulnerável a disseminação de falsas notícias, as Fake News. Ademais, um indivíduo com esse tipo de dificuldade será excluído com mais facilidade do mercado de trabalho. Assim, acentuando problemas já existentes.       Diante do exposto, urge que medidas sejam tomadas para reduzir o analfabetismo funcional. Dessa forma, o Ministério da Educação deve propor uma maior participação dos alunos, sendo de forma crítica e coesa, e por meio de pedagogos especializados, essa ação deve ser estudada e implementada. Isso deve ser feito para tira a passividade dos ensinamentos, e tornar os estudante mais críticos e interpretativos perante as situações da sociedade.