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Enviada em: 06/10/2018

O analfabetismo funcional é a dificuldade de interpretar textos simples do cotidiano e ter como obstáculo operações matemáticas básicas. No Brasil, ele é um impasse na sociedade, pois não há medidas eficazes para o combate desse problema na através da educação, por conta disso, o número de indivíduos com déficit educacional aumenta. Portanto cabe analisar como a sistema educacional e o Estado devem cooperar para reduzir dessa problemática na atualidade.   A priori, cabe destacar que uma das causas para o agravamento do problema apresentado é o currículo escolar desatualizado. Segundo José Pacheco, um modelo educacional do século XIX, com professores do século XX ensinando para alunos do século XXI não é funcional. A falta de linearidade do ensino afasta o interesse dos estudantes, que não se empenhar para alcançar os objetivos propostos pela escola.    Por conseguinte, a falta de preocupação com a educação básica impera um alarmante nível de desfuncionalidade educacional, causando o aumento do analfabetismo funcional no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a ausência de atenção aos estudos é um dos motivo para a evasão escolar, cerca de 21% das pessoas entrevistadas relevaram isso. Em suma, é perceptível que os indivíduos leigos na educação tem por causa a improdutividade do ensino e é necessário que haja alternativas para melhor essa problemática, a fim de que esse cenário seja reduzido melhorar a sociedade.   Em vista disso, é imprescindível que o MEC assuma sua responsabilidade diante desse fato, criando um novo projeto de educação para aplicar nas escolas que inclua medidas para atrair a atenção dos discentes, como um ensino aonde os alunos sejam os protagonistas das aulas, trazendo seus conhecimentos de mundo e aplicando em cada parte das matérias, para que assim eles prestem atenção no conteúdo e absorvam, diminuindo a disfuncionalidade na educação, promovendo a alfabetização adequada de cada individuo.