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Enviada em: 11/10/2018

O analfabetismo no Brasil em si reduziu significativamente nos últimos 15 anos, em contrapartida, o número de analfabetos funcionais é alarmante, segundo o InAf- Indicador de Analfabetismo Funcional. O conceito do termo diz respeito a indivíduos tecnicamente alfabetizados, mas com dificuldade de compreensão textual, o que corrobora com o subdesenvolvimento do país, devido à baixa no quadro educacional. Dado o exposto, a questão deve ser combatida, uma vez que sua existência é propulsora da desigualdade social e priva o desenvolvimento interpessoal.     A priori, é importante ressaltar que a educação é um direito do cidadão, garantido na constituição de 1988. Entretanto, a educação brasileira apresenta falhas, que resulta na formação dos analfabetos funcionais. Vale ressaltar que essas falhas vão além dos investimentos em sala de aula mas também,   a falta de incetivo a leitura e ampliação de repertório cultural. Nesse âmbito podemos citar a estrutura precária de espaços culturais como bibliotecas e teatros, bem como a falta de programas que atraiam a população a frequentá-los colabora para que a leitura seja deixada de lado em detrimento a outras atividades.   Outrossim, vale ressaltar que a desigualdade social é o maior problema para o número de analfabetismo funcional. Isso ocorre porque no país os jovens desistem de estudar para poder trabalhar e assim, ter como ajudar a família ou se autossustentar. Sob esse aspecto, o adolescente encontra-se sobrecarregado, logo, estimula-se uma evasão escolar e queda de rendimento nos estudos. Isso é evidenciado por dados do Censo Escolar, em que quase 40% da evasão nas escolas ocorre por conta do trabalho. Dessa forma, ocorre um déficit na formação desse indivíduo.    Por fim, concordando com o filósofo Immanuel Kant, que diz que o homem é aquilo que a educação faz dele, devemos em em busca de reduzir o analfabetismo funcional no Brasil. Uma estratégia para a escola é pedir para que os alunos desde os primeiros momentos da alfabetização tenham espaço para explanarem sobre o que lhes foi apresentado; a atividade deve ser encaixada dentro dos horários de aula, em roda, ministrada pelos professores para que os indivíduos se sintam confiantes a prosseguirem em seus estudos e análises. Ademais, é fundamental que os pais encorajem os filhos a permanecer na escola o quanto lhes for possível, demonstrando interesse no aprendizado e colaborando com a redução da evasão escolar. Desse modo, garantiremos pessoas mais engajadas com seus estudos, com criticidade acentuada  e capacidade de reduzir o problema no país, que no futuro refletirá em um maior desenvolvimento para o mesmo.