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Enviada em: 18/10/2018

Macabéa, personagem do  livro de Clarice Lispector, " A hora da estrela " , embora soubesse ler e escrever , não conseguia interpretar aspectos subjetivos  vivenciados pelo seu cotidiano. Nesse ângulo, a partir dessa perspectiva literária, o analfabetismo funcional no Brasil torna-se uma realidade cada vez mais visível e preocupante que encontra raízes não só na estagnação dos moldes escolares, mas também na linguagem imediatista das redes sociais.      Em primeira análise, a negligência dos núcleos de formação é uma das principais barreiras para a efetivação do letramento no cenário brasileiro, uma vez que são os responsáveis por direcionar o indivíduo acerca do pensamento crítico. Tal fato pode ser fundamento pelo conceito do pedagogo Paulo Freire , o qual estabelece que a educação deve ser o principal meio para a reflexão da realidade vivenciada . No  entanto, a máxima do autor é contrariada  quando a escola estabelece uma conjuntura estática  que não prioriza a criticidade do aluno e incorpora a mecanização das disciplinas obrigatórias, bem como é observado na rigidez da gramática normativa e das fórmulas matemáticas. Assim sendo, o analfabetismo funcional se manifesta além ótica escolar , pois ,posteriormente, o retrocesso será evidenciado na estrutura laboral e até mesmo nas universidades.    Outrossim , por mais que os meios de comunicação tenham proporcionado uma maior rapidez , a linguagem impregnada de frases curtas também é um obstáculo para a mitigação do analfabetismo funcional na paisagem brasileira. Nesse ínterim , é possível correlacionar o fenômeno do trabalhador na época fordista com a dinamicidade da língua na internet , visto que ambos estão sujeitos a um padrão alienante e mecanizado . Diante desse cenário retrógrado, o contingente populacional - dotado de emojis e expressões emotivas - sente-se desinteressado pela leitura ou por simples noticias do dia a dia, descortinando um modelo acrítico e manipulável.    Urge, portanto, que medidas conciliadoras sejam desenvolvidas com o objetivo de amenizar o assunto supracitado. Com isso, é essencial que o Ministério da Educação, em conjunto com o núcleo escolar , promova a criação de projetos específicos que visem aprimorar o senso crítico e interpretativo do aluno , por meio de aulas mais dinâmicas que abordem discussões e a gênese de rodas de leitura . Logo, tal proposta tem o intuito de instigar a criatividade  e aumentar a visão de mundo do discente, pois a educação plena é um direito inalienável  e prescrito pela Constituição Federativa de 1988. Ademais , a mídia também deve ser incluída a fim de disseminar um conteúdo mais elucidativo e opinativo, contrariando, assim, a visão pessimista do romance de Clarice Lispector.