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Enviada em: 16/10/2018

O analfabetismo, no Brasil, reduziu significativamente nos últimos 15 anos, em contrapartida, o número de analfabetos funcionais é alarmante, segundo o InAf - Indicador de Analfabetismo Funcional. O conceito do termo "Analfabetismo funcional" diz respeito a indivíduos tecnicamente alfabetizados, mas com dificuldade de compreensão textual, o que corrobora com o subdesenvolvimento do país, devido à baixa no quadro educacional. Dado o exposto, a questão deve ser combatida, uma vez que sua existência é propulsora da desigualdade social e priva o desenvolvimento interpessoal.   A priori, é importante ressaltar que a educação é um direito do cidadão, garantido na constituição de 1988. Entretanto, a educação brasileira apresenta falhas, que resulta na formação de analfabetos funcionais. Vale ressaltar que essas falhas vão além dos investimentos em sala de aula, mas também, são fruto da falta de incentivo a leitura e ampliação de repertório cultural. Nesse âmbito podemos podemos citar que a estrutura precária de espaços culturais como bibliotecas e teatros, bem como a falta de programas que atraiam a população a frequentá-los colaboram para que a leitura seja deixada de lado em detrimento a outras atividades.    Outrossim, vale ressaltar que a desigualdade social é o maior problema para o número de analfabetos funcionais. Isso ocorre porque no país os jovens desistem de estudar para poderem trabalhar e assim, ter como ajudar a família ou se autossustentar. Sob esse aspecto, o adolescente encontra-se sobrecarregado, logo, estimula-se uma evasão escolar e queda de rendimento nos estudos. Isso é evidenciado por dados do Censo Escolar, em que 40% da evasão nas escolas ocorre por conta do trabalho. Dessa forma, ocorre um déficit na formação desse indivíduo.   Por fim, concordando com o filósofo Immanuel Kant, que diz: " O homem é aquilo que a educação faz dele", devemos buscar o analfabetismo funcional no Brasil. Uma estratégia para a escola é pedir para que os alunos desde os primeiros momentos de alfabetização tenham espaço para explanarem sobre o que lhes foi apresentado; a atividade deve ser encaixada dentro dos horários de aula, em roda, ministrada pelos professores para que os indivíduos se sintam confiantes a prosseguirem em seus estudos e análises. Ademais, é fundamental que os pais encorajem os filhos a permanecer na escola o quanto lhes for possível, demonstrando interesse no aprendizado e colaborando com a redução da evasão escolar. Desse modo, garantiremos pessoas mais engajadas com seus estudos, com criticidade acentuada e capacidade de reduzir o problema de analfabetismo funcional no país, que no futuro refletirá em um maior desenvolvimento para o mesmo.