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Enviada em: 19/10/2018

O analfabetismo funcional no Brasil é um problema muito presente. A difi- culdade de interpretar textos,artigos,ter coerência e coesão em uma produção textual, são algumas das dificuldades apresentadas por um anal- fabeto funcional; e segundo uma pesquisa realizada em 2016,pelo IPM(Instituto Paulo Montenegro), mostrou que 27% da população brasileira é analfabeta funcional.Nesse sentido,dois aspectos se fazem relevantes: a falta de investimento na educação e a universalização do ensino no país.  Em primeiro plano,a falta de políticas públicas no ensino fundamental e médio, acaba por prejudicar a formação de pessoas,que ao fim dos estudos no obtêm o domínio completo da língua portuguesa,assim como,as operações matemáticas.Dados do INAF, de 2015, indicou que apenas 10% da sociedade no país era funcionalmente alfabetizada. Desse modo, pessoas que não se enquadram nesse número, podem sofrer com situações do cotidianos, seja no trabalho, seja em diálogos sociais,pois,ao receberem ordens ou informações, têm as chances aumentadas de não conseguir interpretá-las e por conseguinte, podem criar situações de risco, como acidentes ou a disseminação de "fake news".  Além disso, uma grande inclusão de jovens nas escolas públicas não foi,de fato, o melhor posicionamento para diminuir os números de analfabetos.As redes de ensino ficaram sobrecarregadas de alunos, muito dos quais, não têm o mesmo nível de escolaridade comparado a outros alunos,ainda que,esteja na idade correta daquele ano.Isso, provoca o não acompanhamento adequado do currículo escolar,haja vista que, é preciso nivelar a classe para prosseguir com os estudos.  Para o filósofo chinês Confúcio,não corrigir falhas é o mesmo que cometer novos erros.Portanto,o Governo Federal junto ao MEC,deve investir 10% do PIB do Brasil na área da educação,para construção de escolas e contratação de professores.Assim como,deve aplicar provas específicas por série, visando identificar o nível de cada aluno e realoca-lo para o certo. Tais medidas,podem ajudar na redução do analfabetismo funcional no país.