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Enviada em: 27/10/2018

''É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade'', a frase de Immanuel Kant, filósofo prussiano, expressa a necessidade da educação para o desenvolvimento do indivíduo. Entretanto, observa-se que no Brasil a construção de uma nação mais próspera ainda encontra desafios para se estabelecer, uma vez que o analfabetismo funcional é uma realidade no cenário brasileiro. Desse modo, é válido analisar a precária educação de base e as consequências disso no mercado de trabalho como fatores que influenciam nessa problemática   Em primeiro lugar, é fundamental pontuar que a Constituição de 1988 estabelece que é dever do Estado assegurar uma educação de qualidade ao cidadão. Contudo, nota-se um afastamento desse ideal na atualidade. Isso ocorre, visto que a infraestrutura dos colégios não detém das ferramentas mínimas para o processo de alfabetização dos alunos, como sala de informática ou bibliotecas, além disso grande parte das escolas não possuem condições básicas para seu funcionamento. Para ilustrar, apenas 4,5% das escolas públicas do país têm todos os itens de infraestrutura previstos em lei e 9% não contam com fatores básicos, como acesso a água tradada, de acordo com o movimento Todos Pela Educação. Assim, o indivíduo ingressa na escola, mas não consegue desenvolver o processo educacional, fator que impede a redução dos índices de analfabetismo funcional.       Em segundo plano, é fundamental pontuar que o analfabetismo funcional tem diversos impactos negativos para o cidadão e ao país. Tal fato acontece, devido a baixa inserção do indivíduo no mercado de trabalho, fator que materializa-se na baixa empregabilidade e oportunidades de inclusão social, principalmente entre os mais pobres. Para corroborar, de acordo com o Instituto Montenegro 50% dos analfabetos funcionais estão desempregados. Além disso, o número expressivo de analfabetos funcionais causa danos na competitividade e produtividade nacional, haja vista as deficiências básicas do funcionário, como incapacidade de ler manuais de instruções e normas de qualidade e segurança para desenvolver bem o seu trabalho. Dessa forma, nota-se uma contraposição com a frase de Aristóteles, ''A base da sociedade é a justiça'', dado que os cidadãos não tem as mesmas condições.        Nesse aspecto, ao Ministério da Educação cabe, mediante um planejamento nacional de Educação Para Todos, aprimorar a infraestrutura dos colégios, como a construção de biblioteca e laboratórios de ciência, fornecendo materiais didáticos e desenvolvendo uma grade curricular com atividades extra-sala, tarefas de campo e rodas de debates, com propósito de tornar os colégios mais atrativos,  aumentar o poder de alfabetização das escolas e elevar a inclusão social.Ademais, deve, por meio de cursos direcionados,auxiliar os já empregados, a fim de compreenderem textos e aumentar a produção.