Segundo Foucault,a linguagem pode ser usada como uma forma de dominação, principalmente por meio da construção de discursos.Nesse sentido,torna-se notório o fato de que os brasileiros que não possuem pleno domínio dessa ferramenta - analfabetos funcionais –sobretudo pela má qualidade do ensino no país,encontram maior dificuldade para,por exemplo,solucionar conflitos sociais.Portanto,ações cujo objetivo seja alcançar uma maior autonomia intelectual para esses cidadãos são essenciais. A princípio,vale a pena destacar fatores que corroboram a permanência do alto contingente de analfabetismo funcional no Brasil.Primeiramente,pode-se citar a precária infraestrutura do ensino,principalmente o básico,já que é ele a origem do problema.Por exemplo,a baixa quantidade de profissionais da educação favorece quadros em que um professor deve lecionar para uma grande quantidades de alunos.Essa realidade é preocupante,pois o docente não consegue de fato acompanhar as dificuldades de cada discente e,assim,como um efeito dominó,essa necessidade especial,como a interpretação de texto,pode não ser solucionada e causar sérios impactos futuros na aquisição de conhecimentos.Além disso,há também a omissão de muitos pais nesse processo,uma vez que criar o hábito de leitura na infância pode auxiliar esse jovem no interesse pela leitura e,consequentemente,em uma maior habilidade com o domínio da linguagem. Outrossim,é relevante ressaltar que o analfabetismo funcional implica prejuízos na vida do cidadão.Um exemplo disso é uma maior dificuldade de solucionar conflitos sociais,haja vista que,de acordo com Habermas,importante filósofo atual,o uso da comunicação é o melhor meio para alcançar um consenso.Todavia,para que tal aspecto ocorra,necessita-se de um domínio eficiente da linguagem para construir um debate democrático.Desse modo,o analfabeto funcional,apesar de saber ler e escrever,não tem pleno conhecimento sobre esse processo,acarretando,geralmente,no uso da violência,verbal ou física,para superar esses obstáculos,como a divergência sobre temas religiosos ou políticos. Em suma,depreende-se que,para a superação do analfabetismo funcional no Brasil,deve-se buscar alternativas para melhorar a oferta do ensino básico.Para isso,o Ministério da Educação deve investir e priorizar,primeiramente,esse setor,por meio da ampliação do número de professores de qualidade.A fim de que cada um desse profissionais fique responsável por um menor grupo de alunos,além de acompanhar a evolução das dificuldades de cada indivíduo,pois essa medida seria mais efetiva na resolução do problema e,assim,atingir um maior bem-estar social comum que proporcione maior autonomia intelectual aos cidadãos brasileiros.