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Enviada em: 24/10/2018

A noção antropológica de minoria não envolve quantidade, mas sim direitos e fragilidades sociais. Desse modo,no Brasil, pode ser percebida essa debilidade nos constantes casos de analfabetismo no Brasil .Nesse contexto,deve-se analisar como a desatenção governamental por meio da falta e da péssima qualidade do serviço influenciam na constante evolução do analfabetismo no país.                            Primeiramente,a Constituição Cidadã de 1988 garante educação de qualidade para toda as pessoas . Todavia, o poder Executivo não efetiva esse direito com precisão,o que em pesquisa realizada pelo sítio virtual brasilescola.com crianças que se encontram no 6ºano do ensino fundamental não dominam habilidade de ler e escrever. Consoante Aristóteles, no livro “Ética a Nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo, verifica-se que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil, à medida em que a oferta não apenas de educação igualitária,como também a falta de educação de qualidade, não está presente em todo o território nacional,de forma que os direitos permanecerem no papel. Sendo assim, devido a esse sistema precário, a quantidade de analfabetos no país só tendem a aumentar.            Entretanto, ocorreram melhorias no Brasil com a implantação de programas de inclusão em diferentes modalidades esportivas de renda como o educação para todos criado pelo governo federal, que diminuiu exponencialmente o número de analfabetos do Brasil. Tal projeito foi muito importante no combate a esse fenômeno social. Isso associado aos direitos de igualdade educacional descritos na constituição brasileira seria um fator determinante na diminuição da população que não sabe ler e escrever, mas o fato é que ainda é preciso potencializar os programas de benefício social.Para Karl Mark, o Estado deve encontrar meios de melhorar a vida da população,Sendo assim, cabe às instituições públicas encontrarem meios de melhorar a qualidade do serviço de educação para diminuir transtornos no país.       Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema .Cabe ao Ministério da Justiça e da Educação,juntamente com o Governo Federal,criarem projetos para serem desenvolvidos nas escolas os quais promovam palestras, apresentações e atividades a respeito do combate ao analfabetismo,uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador,a fim de que a sociedade, conscientize-se e propicie políticas de inclusão nas instituições educacionais. Dessa maneira, será possível haver aumento na população que sabe ler e escrever no país.