Materiais:
Enviada em: 31/10/2018

Refletir sobre analfabetismo funcional e possíveis alternativas para reduzir essa situação apresenta-se como relevante necessidade à sociedade brasileira. Impera, nesse contexto, analisar que o Brasil ainda apresenta no século XX, muitos casos de pessoas com dificuldades de leituras e interpretações e isso se torna problema para o dia a dia desses.  Atentando-se para a característica da generalidade do fato social de Durkheim, entende-se que propagação de tendências individuais interfere na sociedade como um todo. Logo, ao verificar os casos de analfabetismo, nota-se que é urgente, visto que a educação é um direito que todo cidadão deve ter para conviver melhor em sociedade, até mesmo para analisar coisas simples, por exemplo, ler um noticiário, entender uma receita médica e analisar despesas de casa.  Outro ponto importante, nessa discussão, é acerca do aumento da desigualdade que ocorre com os analfabetos. Observa-se que essa situação serve ainda mais para a permanência do preconceito, já que na hora de arrumar um emprego, com certeza a pessoa que não desenvolve bem na leitura e diálogos não ocupará a vaga e será intimidade pelos concorrentes.  Intervir nas necessidades de romper com os problemas de analfabetismo é, portanto, indispensável para promover as transformações sociais requeridas. Nessa perspectiva, é preciso que o Governo, juntamente com o Ministério da Educação invista desde o ensino fundamental nas pessoas, criando métodos de estudo atrativos para colaborar com o melhor rendimento dos alunos, o uso da tecnologia, por exemplo. Com a efetiva prática dessa medida será possível viver em uma sociedade mais equilibrada em suas relações.