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Enviada em: 10/11/2018

Dominar a língua natal e se comunicar é um problema para muitos brasileiros. As últimas pesquisas do Ministério da Educação mostram que o maior desafio se encontra após a saída desses indivíduos do Fundamental I, antiga quarta série do primário, e isso se deve a discrepância com que esses alunos são tratados antes e depois desse período dentro das instituições de ensino. Tendo em mente tal dificuldade, para cessá-la, é primordial que se defina planos de ação e metas envolvendo o poder público e a sociedade para que o desafio de reduzir o analfabetismo funcional no Brasil.       Primeiramente, medidas, como o Pacto Nacional da alfabetização na idade certa, garantem a confirmação da ciência de que existe um grave problema e um posicionamento do Estado para solucioná-lo. Embora, políticos incapacitados se mantém no poder, devido à ignorância da população, esses indivíduos sabem que uma sociedade deficiente de conhecimento não produz riquezas, assim, deve-se manter um equilíbrio entre analfabetos e letrados numa devida proporção com o objetivo da permanência no poder.       Além disso, a compreensão da sociedade de que um país com um grande número de analfabetos funcionais configura uma nação de iletrados, assegura uma atenção redobrada para solucionar tal questão. Dessa maneira, organizações não governamentais e parte da sociedade empenham-se para que a fiscalização dos currículos nacionais do ensino fundamental, médio e superior da rede pública e privada por meio de manifestações e presença em conselhos deliberativos do poder público.       Outra maneira observada, é a capacitação do grupo populacional que apresenta instrução deficitária por parte da comunidade empenhada a mudar tal aspecto social vigente e com ajuda de programas de televisão de rede aberta, Telecurso, por exemplo. Essas associações promovem mudança educacional e social, no país.       Para resolver essa questão nacional, portanto, o poder público deve suavizar a chegada do estudante no ensino fundamental II e, assim, reduzir a evasão escolar e, futuramente, atenuar tal carência. Ademais, com o objetivo de aumentar as chances de maior aprendizado dos alunos se faz necessária a capacitação dos professores, ofertando novos mecanismos de aprendizado cognitivo por meio do Ministério e Secretarias de Educação. No que se refere à sociedade e suas ações, é importante a presença de cadeiras fixas em conselhos deliberativos sobre a formação da população para evitar decisões unilaterais que só beneficiam a elite e os atuais governantes. Dessarte, outro alicerce capaz de promover mudança é a mídia, com programas educativos e vinculados em emissoras de televisão aberta, ajudando a capacitar e mudar histórias individuais e coletivas.