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Enviada em: 11/11/2018

Na Idade Média a alfabetização era restringida a parte mais rica da sociedade, ficando evidente que a desigualdade social é o fator que mais colabora para a taxa do analfabetismo funcional aumentar. Atualmente, no Brasil o iletrado é um grande contratempo, no qual pode estar associado com as desigualdades socioeconômicas existentes.   Como citado no livro 'A Hora da Estrela', escrito por Clarice Lispector, do qual relata a vida de Macabéa, uma nordestina, pobre e analfabeta funcional. Ela tinha diversas dificuldades na vida. Pois, a mesma tinha bloqueio de comunicação e interpretação.    Além disso, as diferenças socioeconômicas acentuam a problemática, pois há um grande contraste no ensino público e no ensino privado. Segundo o IBGE, a média de analfabetismo funcional nos estados do Norte e Nordeste, já que existe uma ampla diversidade regional na educação de qualidade. Segundo o filósofo e educador Paulo Freire, "a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo". Quem não interpreta oque lê, tão pouco faz com o mundo ao seu redor, por essa razão a importância da o ensinamento.   Em suma, o analfabetismo funcional provém de uma educação brasileira dispor. Sendo assim,  é necessário que o Governo em parceria com o Ministério da Educação, crie projetos educacionais para adicionar no currículo escolar uma matéria com o foco na interpretação textual e incentivo a leitura no cotidiano. O Estado também precisa intervir para diminuir as desigualdades regionais e socioeconômicas com distribuição de verbas. Com isso, será possível minimizar tais problemas e modificar o futuro da população brasileira.