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Enviada em: 16/01/2019

Em sua obra "Vidas Secas", Graciliano Ramos expôs, através do personagem Fabiano, a forma como os conhecimentos acerca da gramática normativa, bem como a excelente prática da escrita contribuem para o desenvolvimento integral do homem. Sob tal perspectiva, é de extrema importância ponderar que o analfabetismo funcional é uma problemática que se destaca no Brasil. Desse modo, é imprescindível analisar como a inexistência do hábito da leitura aliada à ausência de democratização no ensino básico corroboram a temática no contexto social brasileiro.    Mormente, é fundamental apontar a inexistência do hábito da leitura como fator responsável para o analfabetismo funcional no país. Com o advento da Revolução Técnico-Científica, houve, no mundo, a universalização do acesso à internet e aos meios de comunicação, que, rapidamente, se expandiu por todo o globo. Desse modo, as sociedades passaram a destinar maior parte dos seus tempos à de- dicação aos dispositivos e recursos eletrônicos, o que, indubitavelmente, culminou no abandono dos livros e do intelecto individual dos seres humanos. Assim sendo, torna-se evidente os malefícios da ausência da leitura na vida dos cidadãos, uma vez que, segundo dados do jornal "Nexo", em 2015 havia, pelo menos 30% da população brasileira consideradas analfabetas funcionais, sendo o vício à tecnologia o principal agente.    Outrossim, destaca-se a ausência da democratização do ensino primário básico como incumbido pelos índices de analfabetismo no Brasil. Embora a Lei Maior de 1988 garanta o direito pleno à educação para todos os cidadãos, parcela considerável da sociedade não experimenta esse direito na prática. Isso se dá, porque muitos brasileiros, devido ao contexto aos quais estão inseridos, são neces-sitados de se dedicarem aos empregos informais desde a infância. Dessa forma, muitas pessoas acabam deixando o ensino básico em razão da tamanha necessidade de inserção no ramo laboral, e compõem a grande maioria dos que fazem parte do conjunto de analfabetos funcionais no país.    Torna-se imperativa, portanto, medidas que erradiquem o analfabetismo funcional no Brasil. Para tal, competem às prefeituras, em parceria com o Tribunal de Contas da União, estimular a leitura entre a sociedade brasileira, por meio da criação e reformas de bibliotecas nas escolas e em locais públicos das cidades, a fim de que as pessoas se sintam atraídas pelo ambiente e recuperem o hábito da leitura. Ademais, cabe ao Ministério da Educação fomentar a educação para cidadãos que não têm a oportuni-dade de estudo em virtude da necessidade de trabalho, por meio do oferecimento de bolsas e auxílios remunerados, de modo que essas pessoas consigam se dedicar os estudos e, ao mesmo tempo, obterem formas de sobrevivência. Logo, o analfabetismo funcional estará distante do cenário nacional.