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Enviada em: 04/02/2019

O filósofo Francis Bacon deixou o seguinte legado “ O conhecimento é em si mesmo um poder”. Entretanto, o cenário brasileiro desfavorece tal prática, tendo em vista, o analfabetismo funcional. Antes de se encontrar alternativas para reduzir o problema citado, é fundamental identificar suas causas, que estão relacionadas à falta do hábito de leitura e à incapacidade do indivíduo em ser um autodidata.         Em primeiro plano,é importante destacar que no Brasil, as pessoas não possuem o hábito de ler. Para provar isso, a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016 mostrou que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Esses resultados assustam e ao mesmo tempo, justificam as dificuldades dos cidadãos em interpretar textos e desenvolver senso crítico.         De outra parte, é necessário também discutir sobre a falta de capacidade dos indivíduos se comportarem como autodidatas. Isso acontece porque, o sistema educacional brasileiro condiciona os seres humanos a serem receptores de informações, desestimulando a autonomia pela busca do conhecimento. Exemplo disso, é o método de ensino das escolas de ensino fundamental e médio, onde o professor explica todo o conteúdo e o aluno só coloca o aprendizado em prática no dia da prova. Por consequência disso, a população tende a crescer cada vez mais alienada.         Convém, portanto, encontrar alternativas para diminuir o analfabetismo funcional no Brasil. Em razão disso, as instituições de ensino públicas e privadas devem disponibilizar nas bibliotecas, diversas obras literárias como forma de incentivar o hábito da leitura. Ademais , o Ministério da Educação precisa reestruturar o ensino fundamental e médio, criando um currículo que estimule os alunos à participarem ativamente das aulas por meio de discussões em sala e trocas de pontos de vista. Assim o poder do conhecimento será alcançado como Bacon defendeu.