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Enviada em: 20/03/2019

Um Brasil em déficit     Muito se discute a respeito de maneiras para amenizar os índices de analfabetismo funcional no Brasil. Pode ser considerado analfabeto funcional, um indivíduo que mesmo capacitado a assimilar, basicamente, letras, números e pequenos enunciados, não é capaz de interpretar textos simples. Ademais, essa deficiência vem se tornando cada vez mais problemática, uma vez que, abrange múltiplas frontes.    Verifica-se por meio de uma pesquisa realizada pelo INAF- Indicador de Analfabetismo Funcional, que cerca de 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais .    Além disso, a realidade nas escolas é ainda mais preocupante, dado que, grande parte dos estudantes chegam ao 3º ano do ensino médio com deficiências que na teoria deveriam ter sido supridas desde o ensino fundamental.    Em virtude dos fatos mencionados, se faz necessária uma maior cautela dos educadores que estão em sala de aula, atentando-se ao surgimento de possíveis dúvidas dos alunos que muitas vezes passam despercebidas. Não só isso, se torna viável também que sejam aprimorados os projetos em tempo integral espalhados em parte das escolas do país. Aulas de reforço mais focadas nas dificuldades individuais de cada aluno seriam uma boa alternativa para atenuar o problema.