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Enviada em: 11/03/2019

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito á educação e ao bem-estar social. Conquanto, analisando o problema do analfabetismo funcional no Brasil e comparando-o ao cenário atual, evidencia-se que pequena parcela da população usufrua desse direito universal.É,portanto, necessário um olhar mais atento a essa problemática, visando alcançar uma sociedade mais integrada. Nesse contexto, evidencia-se que o problema referido é um desafio no Brasil; ocorrendo infelizmente não só á falta de investimentos a uma educação básica de qualidade, mas também pela falta de mecanismos oferecidos pelas instituições escolares aos alunos que apresentem uma maior dificuldade. De acordo com uma matéria exibida no jornal da Record, quase metade da população brasileira com idade entre 15 e 64 anos sabem ler, no entanto, possuem enormes dificuldades em interpretação de texto, e em expor suas ideias. Menos de 70% dos que possuem algum diploma em ensino superior são eficientes na leitura e escrita. Ademais, vale ressaltar que o analfabetismo funcional gera consequências que refletirão no futuro desses indivíduos, uma vez que a sociedade tem se tornado cada vez mais crítica, ocasionando assim exclusões sociais, como também na dificuldade de alcançar um alto nível de trabalho. Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem á construção de um mundo melhor. É necessário a formação de uma sociedade menos crítica, garantia de  uma educação de qualidade, visando o investimento em ensino básico. É indubitável,  que as ONG's estimulem a leitura para reduzir essa problemática, como também as mídias exibam programas e campanhas que discutam sobre o assunto, tendo como objetivo a formação de cidadãos mais críticos.