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Enviada em: 11/03/2019

No Brasil contemporâneo, grandes são os desafios das redes de ensino para conseguir, de forma eficaz, educar a todos os estudantes, uma vez que, mesmo aprendendo a ler e a escrever, quase metade dos brasileiros entre 15 e 64 anos possui grande dificuldade para interpretar e redigir textos, isto é, possuem analfabetismo funcional.  Esta falta de compreensão pode trazer muitos constrangimentos à vida do individuo, visto que uma simples frase mal interpretada pode ter seu sentido completamente alterado, seja na escola, no trabalho ou até no dia a dia. A importância de se debater sobre este assunto, está diretamente ligada aos reflexos que este problema pode trazer a população.     Sócrates, certa vez, ao ouvir que ele era, naquela época, o homem mais sábio de toda a Grécia antiga, se questionou: "como? se eu só sei que nada sei!". Isso leva à reflexão, de que o individuo pelo simples fato de admitir  sua ignorância, já torna-se um sábio, que por sua vez busca por mais e mais conhecimento.    Portanto, cabe ao governo, junto ao ministério da educação sanar esse problema, este, liberando as verbas necessárias e aquele elaborando palestras para os professores da rede pública de ensino, tais como treinamentos, campanhas e criação de novas grades curriculares para a alfabetização. O cidadão por sua vez, pode melhorar esta situação, buscando conhecimento, com muita leitura, fazendo valer assim a reflexão herdada pelas palavras do grande filósofo Sócrates.