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Enviada em: 16/03/2019

Desde que a Constituição Federal de 1988 foi declarada, o artigo 205 define que o Estado e a família devem promover e incentivar a educação já que esta é direito de todos. Porém mesmo sendo garantido na lei, a realidade é bem diferente. Muitas pessoas, principalmente crianças e jovens, não têm acesso à escolas e ao ensino, aumentando a parcela analfabeta e analfabeta funcional da população. O maior investimento feito de forma consciente seria o ideal para diminuir os índices.       Atualmente no Brasil apenas 75,9% dos alunos conclui o ensino fundamental, E.F.,  (dados da organização "Todos por Educação"). Mesmo com o número aparentemente alto, muitas crianças não sabem ler e contextualizar as informações lidas, sendo consideradas analfabetas funcionais, que podem acabar fazendo escolhas que condenarão o resto de suas vidas, já que mesmo com o risco, receberiam mais do que em empregos convencionais.       Além disso, a falta de uma boa infraestrutura e de escolas da rede pública faz com que os alunos concluam os estudos sem realmente aprender o conteúdo, dificultando o ingresso a uma instituição de ensino superior e consequentemente para empresas onde seriam melhor remunerados.        Tendo sido tudo considerado, uma forma de resolver o problema consiste em o investimento em infraestrutura, como carteiras, quadros, livros didáticos e cadernos para os alunos, pagamento e possível aumento param os o corpo docente e na criação de novas escolas de qualidade por parte do Estado.