Materiais:
Enviada em: 17/03/2019

Consequências da desigualdade social  " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Segundo esse viés filosófico do pensador da era moderna, Immanuel kant, podemos perceber que o conhecimento é de enorme importância para o indivíduo. Atualmente observamos, que a sociedade brasileira possui um percentual alto, no que se refere, ao analfabetismo funcional. Nesse contexto, não há dúvida que tanto a ineficácia da gestão educacional, como também, a ausência de pais e responsáveis na vida escolar da criança, corroboram para a existência dessa problemática.  Tomando como princípio, verificou-se que a deficiência na gestão educacional brasileira é  fator que sustenta a problemática. Um processo que teve início com uma população historicamente marcada pela desigualdade social e se desenvolve diante a péssima atuação dos órgãos gestores, nesse caso, tende a formar uma sensação de fragilidade generalizada no meio social. Sob esse viés, a ineficácia dos processos educacionais gera consequências nefastas, como o mal desempenho estudantil, crescente, sobretudo entre adolescentes - segundo o Artigo Acadêmico de Analfabetismo no Brasil- que passa de 70%.  Concomitantemente essa dimensão problemática, quando pais e responsáveis não se acompanham os jovens no seu meio estudantil, o problema tende a aumentar gradualmente. Paralelo a essa lógica, alunos podem distanciar-se das escolas, pois não possuem apoio dos parentes e não apresentam senso crítico, para reconhecer a importância do estudo, obtendo consequências negativas futuramente. Dificuldade na criação e interpretação de texto em vestibular difundem-se, assim, sem encontrar a orientação crítica no processo ensino- aprendizagem.  Portanto, a ineficácia da gestão educacional e a ausência dos pais na vida estudantil de crianças, ratificam o preocupante cenário do analfabetismo funcional. Dessa forma, o Ministério da Educação, juntamente com o Conselho Nacional da Educação e a Secretária Municipal, deveriam criar disciplinas na área infantil com o objetivo de despertar o interesse pela leitura no estudante, e que também envolve a participação dos responsáveis, a fim de gerar o envolvimento entre as famílias,que pode contribuir para um melhor desempenho escolar. Desse modo, a problemática poderá ser gradualmente reduzida no país.