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Enviada em: 21/03/2019

"0,05%", tal porcentagem refere-se a quantidade de pessoas rotuladas como analfabetas no Japão, com o passar dos anos este número tende a cair, tendo em vista a rigidez do país em relação a educação, conquanto, quando a mesma temática é transcrita no cenário brasileiro o percentual é desfavorável e alarmante, desse modo subterfúgios devem ser encontrados a fim de privatizar e sancionar uma inicial problemática.       Hodiernamente, grande parcela da população tem acesso a educação, porém, segundo dados do INAF cerca de 30% da polulação entre 15 e 64 anos ainda são considerados analfabetos funcionais. A resposta mais suncinta e coerente para a análise do quadro educacional no brasil  está diretamente relacionada com a irresponsabilidade e falta de rigidez em ações governamentais quando o assunto é educação, deixando a desejar em diversos aspectos.       Faz-se mister, ainda, salietar que a educação trata-se de um direito e não um favor a ser ofertado, é lei, nada mais consciente e justo que se cumpra. Consoante ao ditado popular: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura", quando interpretada na situação abordada implanta uma mensagem inferindo uma pequena esperança de que a insistência de busca por caminhos ou até mesmo cobrar do governo para melhorar a estrutura educacional precária do Brasil possa ser a melhor forma para o avanço educativo.         Infere-se portanto, a necessidade de transformar o problema em soluções cabíveis, medidas devem ser tomadas a fim de consolidar  o que é lei, o Ministério da Educação deve inspecionar mais a fundo se a metodologia utilizada para o ensino é realmente eficaz e propor novas didáticas com a finalidade de impor rigidez e diminuir  porcentagem de analfabetos funcionais, vizando o crescente desenvolvimento do país.