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Enviada em: 22/03/2019

O rompimento da barragem de brumadinho que acarretou 196 montes é resultados de erro cálculo, isso de demonstra o quanto é grave a atuação do analfabetismo funcional no brasil. Uma vez que quanto mais analfabetos funcionais mais serão os profissionais cometendo erros como esse. Dessa forma, a problemática precisa ser combatida, para isso é necessário combater suas causa sendo a falta de prioridade no investindo de financeiro delegado pelo estado e o conformismos da população diante do sistema educacional.           Primeiramente, é notável que a educação é um direito previsto pela constituição federal de 1988.Logo é dever do estando brasileiro fornecer meios educacionais para formação e capacitação intelectual para os todos indivíduos serem aptos a exercer uma profissão. Contudo, isso não ocorre na práticas visto que, de acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 38% dos estudantes são analfabetos funcionais. Diante disso, por mais que o brasil seja um dos países que mais gasta com educação continua tendo um resultado insatisfatório, porque diferente de países onde esse problema foi minimizado o brasil investe mais em universidades em vez de investir em educação de base como ensino médio e fundamental, invertendo a prioridade.          Outro fator preponderante para ocorrência do analfabetismo funcional é o fato dos alunos serem passivos perante o sistema de ensino. Poucos são os que buscam aprimoramento intelectual fora do ambiente escolar. Nesse viés, o existencialismo proposto por Jean Paul Sartre, diz que todos temos escolhas e que nada é predefinido. Dessa forma, por mais que o sistema de ensino seja insuficiente para capacitação profissional há formas para não ser uma analfabeto funcional, quando se opta buscar conhecimento em livros e pela internet em vez de conformar-se com a ignorância e culpar o sistema de ensino.         Evidencia-se, portanto, que o analfabetismo funcional forma profissionais com baixa capacidade para desemprenhar trabalhos complexos pois estão sujeitos a cometer erros graves, por isso deve ser combatidos. Para isso Ministério da educação deve investir em reforço escolar para os alunos com baixo rendimento escolar nos ensinos fundamentais e médio, afim de combater a defasagem educacional. Ademais, a família deve estimular as crianças a buscar conhecimento na além da escola para que ela não seja uma analfabeta funcional quando adulta e diminua o conformismo em não fazer nada para melhora o desemprenho acadêmico.