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Enviada em: 19/03/2019

Ler e não entender um texto incomoda. É o que afirma Maria Valéria Rezende, escritora brasileira, no livo Ouro dentro da Cabeça. A autora descreve a vida de um garoto que sonha em  compreender  livros, e leva vários leitores a se identificarem com essas situações presentes no dia a dia. Atualmente, problemas de incompreensão textual  como os do personagem estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Esse analfabetismo funcional tem duas causas principais e deve ser combatido a todo custo.   Primeiramente, pode-se verificar que o abandono escolar é causa evidente da propagação do problema. Um processo que começou em um país historicamente marcado pela desvalorização da educação e desenvolve-se mediante um sistema arcaico de ensino. Sob esse viés, uma reportagem feita pelo Jornal da Record, evidência que quase metade da população brasileira sabe ler e escrever, mas tem uma imensa dificuldade em interpretar textos.Cenários como esse propiciam, além de pessoas  pouco criticas uma aumento do desemprego.   Além disso, a alta taxa de aprovação de alunos que mesmo sem saber o conteúdo, avançam para a próxima fase dos estudos contribuem para a progressão do problema. Contrariamente a essa lógica, a pedagogia brasileira salienta apenas a conclusão dos ensinos fundamentais e médio, não fazendo grande esforço para avaliar o conhecimento acumulado dos alunos. Desemprego, fácil manipulação e desinformação, difundem-se, assim, sem encontrar barreiras na sociedade atual do Brasil.  Portanto,é preciso agir. Cabe ao MEC, elaborar um plano voltado à alfabetização dos brasileiros. Esse documento deve, por exemplo, trazer políticas específicas sobre o abandono escolar, bem como medidas para a avaliação do nível de aprendizado dos alunos. Isso pode ser feito por meio de investimentos nas escolas para torná-las mais atrativas, além de fiscalizar o nível de aprendizado dos estudantes. Com isso espera-se que o número de analfabetos funcionais diminua,o que amenizará o problema.