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Enviada em: 31/10/2017

De acordo com o filósofo Pierre Bourdieu, as estruturas sociais são incorporadas inconscientemente no indivíduo. Desse modo, a questões do analfabetismo funcional no Brasil possui firmes sustentáculos na forma de educação e a efemeridade das informações disponíveis ao usuário.        Primeiramente, " A educação é como moeda de ouro. Em toda parte tem valor ". Assim, em alusão a frase do padre Antônio Vieira, a forma de como se educa a população se reflete em seu desempenho e valorização, visto que, segundo o Instituto Paulo Monteiro, cerca de 26% em 2005 da população brasileira conseguia ler e escrever plenamente. Consequentemente, o conhecimento não está atrelado de forma eficaz, dessa maneira, demonstrando a ineficiência da educação nessa área.       Outrossim, Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, no pensamento no qual caracteriza-se a sociedade atual em uma modernidade líquida em que nada é feito para durar. Nesse ínterim, a disponibilidade excessiva de informações variadas em tempo real exemplificam a efemeridade da atualidade, colaborando para o acúmulo de informações em detrimento do conhecimento, já que muitos não são capazes de absorver de forma satisfatórias tais.        Desarte, é necessário medidas para combater essa mazela social, portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio uma nova grade curricular nas escolas, seja por cargas horárias e cursos de manutenção de conhecimento aos professores. Ademais, ONGs devem, por meio de palestras e mídias sociais - Facebook e Twitter -, ensinar a população a interpretar e identificar as informações que são necessárias, com o fito de minimizar essas mazelas sociais.