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Enviada em: 20/10/2017

O analfabetismo funcional consiste na dificuldade de compreender textos e gráficos. No Brasil, esse problema é bastante comum, em detrimento do modelo educacional que prioriza o conteudismo das disciplinas. Mudanças estão sendo realizadas na matriz educacional brasileira, entretanto, é necessário também investimentos em locais para leitura e criação de acervos eletrônicos para potencializar o alcance dos livros.       Com relação ao modelo educacional brasileiro, observa-se que a forma tradicional têm provocado problemas de aversão a certas disciplinas e, até mesmo, a dificuldade para compreensão de textos. Tal problema dificulta a inserção do jovem ao ensino superior. De acordo com o  FNDE ( Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), os problemas para compreender textos se iniciam na educação básica, até a quinta série. Portanto, os problemas iniciam e perduram por toda vida escolar do indivíduo.        Contudo, medidas estão sendo tomadas pelo governo Federal para diminuir os índices de analfabetismo funcional. Recentemente, foi aprovada pelo Governo um pacote de reformas para o ensino nos três níveis, com o propósito de modificar o atual panorama da educação. Tais medidas inclui maior importância para a disciplina de português e matemática, provocando com isso, a médio e a longo prazo, maior capacidade de compreensão de textos e gráficos.        Portanto, é necessária medidas para diminuir e impedir o analfabetismo funcional na sociedade brasileira. O Governo deve aumentar a importância das olimpíadas de língua portuguesa para que os jovens sejam estimulados a lerem, e consequentemente, desenvolverem maior habilidade na interpretação e compreensão de textos. Tais medidas devem ser implementadas pelas escolas com a supervisão dos professores. Ainda, é necessário que os livros tenham preços mais acessíveis para democratização do acesso a eles. Dessa forma, à médio e a longo prazo,  terá-se uma sociedade mais equitativa no que se refere a habilidade para ler e compreender textos.