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Enviada em: 26/10/2017

De acordo com o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário, todo indivíduo tem direito a educação. No Entanto, a sociedade brasileira ainda vivência a persistência do analfabetismo funcional. Nesse sentido é necessário a maximização de medidas para reduzir esse problema social e a minimização das  suas consequências que foram armazenadas na sociedade.         No que se refere à problemática em questão, um dos pontos a ser ressaltado é a precaridade na qualidade educacional no Brasil. De acordo com o ONU, a causa do analfabetismo funcional é a falta de investimento na educação e  de ações que promovam a capacitação adequada de professores preparados para receber todas as faixas etárias,e a ausência de atrativos nas salas de aulas. Prova disso é que cerca de 70% dos indivíduos que se formam no ensino superior são analfabetas funcionais, ou seja, embora saibam ler não conseguem compreender a palavra escrita. Desse modo,uma alternativa para reduzir esse problema seria aos professores como formador do cidadão receber treinamentos e melhores salários para exercer sua profissão com segurança e valorização.       Uma das consequências imediatas do analfabetismo funcional é o prejuízo do desenvolvimento do país e a falta de engajamento social. Dessa maneira, o nível de escolaridade na sociedade legitima a sua empregabilidade e a sua inclusão social. Logo, visto que o governo Federal e Municipal são os responsáveis por direcionar a verba dada a educação e, por conseguinte, melhorá-la, cabe a eles resolverem os problemas da deficiência e políticas públicas.        De modo a garantir, portanto, a redução do analfabetismo funcional no Brasil, outra medidas devem ser tomadas além das citadas anteriormente. Logo, cabe as escolas e as famílias utilizarem a técnica de letramento para ensinar desde criança não só a ler e escrever, mas também  uma experiência social, garantindo uma leitura do mundo. Assim, essas atitudes levarão o país a um futuro mais seguro.