Materiais:
Enviada em: 21/10/2017

Na sociedade espartana, os jovens eram treinados desde a infância em artes marciais e táticas militares, para tornarem-se grandes guerreiros. O sistema educacional dos países é inerentemente atrelado à sua cultura e necessidades individuais. No contexto brasileiro, para um combate eficiente ao analfabetismo funcional, deve-se reduzir os índices de evasão escolar e intensificar o ensino de Literatura nas escolas desde o ensino fundamental.    Primordialmente, urge a necessidade de se tratar dos impactos da alta evasão escolar no Brasil. Em dissonância com o que ocorre em países cuja prioridade é o sistema educacional, especialmente a Coréia do Sul, o Brasil possui alarmantes índices de evasão escolar. Problema esse ocasionado pela não adequação do currículo brasileiro à realidade da população e condições muitas vezes insalubres de ensino. Como consequência, muitos alunos, possuindo educação precária, saem das escolas e ingressam no mercado de trabalho sem ter desenvolvido sua capacidade literária.    Ademais, cabe-se analisar os benefícios da ampliação do ensino de Literatura para os estudantes. Na disciplina de Literatura são exercitadas as capacidades interpretativa, gramatical e abstrata dos alunos ao expô-los à tipos de textos aos quais eles não teriam acesso fora da sala de aula, sejam eles as densas tramas de Machado de Assis ou o simbolismo de Clarice Lispector. Isso aumenta a capacidade linguística dos alunos,  que ocasiona na formação de leitores muito mais completos e proficientes.    Em suma, são notórios os benefícios resultantes da diminuição da evasão escolar e da ampliação do ensino de Literatura, no que tange o analfabetismo funcional. O MEC deve agir por meio do Conselho Nacional de Educação, com objetivo de modificar o currículo brasileiro e aumentar a carga horária de Literatura. O Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda, deve aumentar a porcentagem do Produto Interno Bruto utilizada para a Educação, para melhorar as insalubres infraestruturas encontradas nas instituições públicas de ensino, para um combate efetivo aos altos índices de evasão escolar encontrados no Brasil.