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Enviada em: 21/10/2017

A questão do analfabetismo vem se tornando um problema recorrente e preocupante na atual sociedade, tendo em vista que boa parte da população não sabe ler um simples texto, mesmo tendo capacidade de decodificar as palavras contidas nele, características estas do analfabetismo funcional, fruto da baixa qualidade do ensino educacional publico, e do pouco incentivo a leitura.       Na contemporaneidade, o Brasil possui uma vasta taxa de evasões escolares, na qual o aprendiz por falta de recursos não consegue seguir a rotina estudantil. Parte dos alunos que ingressam na escola não conseguem completar o terceiro ano do ensino médio, pelo fato de adentrarem no mercado de trabalho para ajudar os pais no orçamento da casa, caso ocorrido em maior escala no nordeste Brasileiro. Outrossim, a falta de locomoção em lugares de baixa condição financeira se torna um difícil desafio para os estudantes da região.       Hodiernamente, o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente em relação aos concorrentes, o individuo que não obtem um bom vocabulário consequentemente terá menos chance de adquirir a vaga, ou seja, a pessoa que não vem de bons estudos dificilmente arranjará um bom emprego, o que é inadmissível uma vez que, consta um dos 30 artigos da declaração dos direitos humano, o acesso a educação deve ser garantida.       Partido do pressuposto, fica evidente que a escola junto com a família deverá incentivar a leitura desde os primeiros anos do ensino fundamental, levando os filhos e alunos em expedições literárias e bibliotecas, a fim de despertar o interesse na leitura. Ademais o governo deverá auxiliar na locomoção dos estudantes, enviando vans escolares para facilitar o transporte , talvez assim, paulatinamente, o numero de analfabetos funcionais no Brasil começaria a reduzir.