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Enviada em: 24/10/2017

Dito foi por Gilberto Freire, sociólogo contemporâneo "O saber sem um fim social, é a maior das futilidades. Nesse sentido, e de modo análogo ao analfabetismo funcional, que perdura no país, destacam-se alguns fatores, dentre eles, a inercial política de investimentos governamentais atrelada a falta de debates sobre a temática, corroboram para a persistência da inabilidade de leitura e interpretação de textos e enunciados de quase metade da população brasileira.       Sob esse ângulo, é incontrovertível que o entrave não configura-se no greu de escolaridade e sim na qualidade de ensino prestado, tendo em vista, que segundo dados da Prova Brasil, divulgados pelo Mec os conhecimentos de matemática e português de um aluno do 9º ano do ensino fundamental de colégios particulares, são em média maiores do que os de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, mediante resultados nessas disciplinas.        Diante disso, é notório a continuidade do ensino contraproducente, onde revela se a falta e baixa qualidade de docentes, além da ausência de infraestrutura nas escolas e desprazeres sócio e econômicos que  contribuem para a perpetuação do desinteresse do estudante.       Consoante o exposto, é notório a omissão na aplicação de capitais por parte do Estado. Ademais a ausência de discussões sobre o assunto supracitado confere também um caráter ilusório da problemática.       Desse modo, é imperiosso medidas governamentas onde ao Ministério da Educação geraria projetos de avaliação nacional, perante os profissionais, além de projetos com rankeamento destes e dos alunos mediante avaliações, em sequência seriam dadas bolsas e descontos em futuras universidade públicas futuras. Outrossim seriam feitos mais investimentos no campo estrutural destas. Além disto seriam inseridos debates temáticos semanais em disciplinas como filosofia e sociologia, visando o caráter crítico dos educandos.