Materiais:
Enviada em: 25/10/2017

A dificuldade nacional  A população brasileira sempre foi representada pela história, como sendo formada majoritariamente por pessoas sem o conhecimento da escrita e da leitura,isto é, analfabetas. Diversos momentos decisivos,e portanto, importantes para a formação do Brasil atual, foram participados quase que totalmente  por intelectuais da época. Atualmente, a realidade não é tão divergente da antiga, dado que, se for analisado o percentual de brasileiros analfabetas funcionais, a comparação não seria um equivoco.       O Brasil do século XXI, possui mais da metade da sua população, enquadrada como incapaz de interpretar textos longos. Infelizmente, esse dado é verídico, e notoriamente reforça a insuficiência da atenção disponibilizada pelo Estado sobre a Educação,se relacionando perfeitamente com o dito por Immanuel kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, por tanto no Brasil, se transformam em analfabetas. Faz parte da vida de um analfabeto funcional, lidar com diversas  dificuldades cotidianamente, como, interpretar textos e anúncios erradamente, ter problemas ao escrever redações, e até mesmo na própria comunicação, pois na tentativa disso, muitas vezes o emissor toma erros que prejudicam a mensagem, acontecendo entendimentos não desejados.   Além de tudo, é possível relacionar o descontrole da população sobre a sua língua, com a existência da internet, que hoje em dia é um dos principais influenciadores, e portanto ,interfere claramente na escrita e leitura do usuário, o fazendo seguir gírias, abreviações, isto é, a linguagem mais formalizada acaba sendo esquecida ,e logo,não compreendida. É preciso ser entendido que no Brasil, entre 100 pessoas 92 não conseguem ter domínio da produção de textos , uma exemplificação clara é o temor que os vestibulandos possuem da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, pois apresentam dificuldades em se desvincular da linguagem coloquial.  Portanto, sendo considerado esses argumentos , é certo a necessidade de mudanças drásticas no âmbito da Educação. Logo, é preciso que o MEC, Ministério da Educação, amplie a sua atenção na eficiência das aulas de linguagens, promovendo aumentos na carga horária dessas aulas ,sem detrimento das outras, tomando como objetivo melhores ensinamentos e consequentemente aprendizados mais eficientes. Com a adoção dessas alterações ,com certeza a história do brasileiro vai se distanciando, e se desapegando do analfabetismo  antes enraizado.