Materiais:
Enviada em: 25/10/2017

Durante o início da República Brasileira, criou-se o voto restrito aos alfabetizados que, por conseguinte, gerou uma política de rápida alfabetização, onde os políticos preocupava-se em que seus eleitores aprendessem apenas a ler e a escrever. No entanto, devido a essa herança na forma de alfabetizar em consonância com a precária educação, cresce gradativamente o número de analfabetos funcionais no Brasil.    Mormente, é válido destacar que toda sociedade carrega consigo traços de sua história. Nesse contexto, a educação brasileira sofre até hoje uma vasta influência em seus moldes de alfabetização, pois desde a chegada da República oligárquica, em 1894, para que o cidadão pudesse exercer seu voto fazia-se necessário saber ler e escrever, passando a ser chamado de ''alfabetizado''. Todavia, os reflexos negativos é notório dentro das escolas brasileiras, visto que, segundo reportagem da revisa VEJA, 70% dos alunos afirmas sentir muita dificuldade em interpretar textos e resolver operações matemáticas, evidenciando, assim, um declínio na educação.    Outrossim, a precariedade da educação brasileira é outro fator que dificulta a redução dos analfabetos funcionais. Devido a má formação educacional dos brasileiros durante todo seu ensino primário, compete as escolas romper com as maiores dificuldades dos alunos, contudo, é visto que a incúria do governo em investimentos na educação não coopera para a diminuição desse prejuízo na formação educacional do Brasil, pois com a falta de professores, materiais didáticos e infraestrutura, o declínio do analfabetismo funcional não é visto.    Fica evidente, portanto, a tomada de medidas que mitiguem tais problemas. Logo, o Ministério da Educação deve unificar os ensinos básicos criando uma só prova de alfabetização, onde só será considerado alfabetizado os que atingirem determinada pontuação, a fim de quebrar a herança maléfica. Ademais, o Governo Federal deve criar políticas de alfabetização por meio de investimentos em disponibilizar professores de reforço em horários específicos, no intuito de ajudá-los no aprendizado.