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Enviada em: 25/10/2017

Consequência de um precário sistema educacional, o analfabetismo funcional atinge grande parcela da população brasileira, atingindo números preocupantes. Urge uma intervenção como forma de reduzir estes casos . A melhora dos métodos de avaliação dos alunos e o investimento em capacitação dos professores são medidas que reduziriam este problema a longo prazo.    Os atuais métodos de avaliação, com provas de baixa exigência intelectual, proporcionam resultados ilusórios, fazendo com que os alunos passem de ano sem possuir o devido conhecimento da matéria. Melhorar estes métodos, aumentando o nível de exigência e a sua frequência, tornaria possível a identificação dos indivíduos com dificuldade de aprendizado. Com isso, o professor poderia auxiliar os alunos com dificuldade e reprovaria aqueles que não atingirem o mínimo necessário para a aprovação.    O investimento na capacitação do corpo docente é essencial para melhorar a qualidade do serviço prestado. Estimular financeiramente o docente a se capacitar, buscando mestrados e doutorados, visando aumentar o leque de conhecimento do professor. Ao melhorar a instrução do professor, aperfeiçoando suas técnicas de ensino, o aluno conseguirá absorver melhor o conteúdo apresentado e tornará estimulante o processo de aprendizagem.    O precário sistema educacional do Brasil, com ineficientes métodos de avaliação e baixa capacitação do corpo docente, não consegue identificar o analfabeto funcional, fazendo com que este não corrija suas dificuldades e sofra prejuízos no futuro. O aumento do investimento em capacitação de professores, com escolas de capacitação e estímulos financeiros, e a melhora dos processos de avaliação, com provas mais exigentes e frequentes, melhorarão a qualidade do ensino e a identificação dos casos de analfabetismo funcional a longo prazo.