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Enviada em: 27/10/2017

Enquanto na antiguidade até a modernidades a educação foi um privilegio acessível à minoria, no cenário hodierno,ela é um direito garantido de todos os indivíduos. Entretanto, a garantia desse direito não foi suficiente para erradicar os impasses educacionais do Brasil, marcado pela analfabetismo funcional em que vigora com a insuficiência administrativa.        O analfabetismo  funcional já é uma questão cultura, que estar relacionado ao abandono escolar onde principalmente famílias de baixa renda acabam não incentivando os seus filhos  a estudar e sim a trabalha por ter aprendido com os seus pais a valorizar o trabalho, e muitas das vezes por necessidade.Além disso, a falta de motivação do governo educacional piora essa situação.Onde os alunos encontram escolas em um péssimo estado de conservação,professores que estão esgotados desse sistema educacional e acabam se pergunto estuda pra quê?           Contudo,  o problema está longe de ser resolvido. A falta de incentivo escolar e dos familiares promover a aceleração dos jovens ao mercado de trabalho onde as vagas com pouca escolaridade sempre estão lotados e as vagas que necessitam de algum requisito escolar não á candidatos.Isso geral desemprego em massa, aumento da criminalidade, favelização, aumentando o numero de pobreza. Criando um ciclo vicioso porque uma criança deixa de ir a escola para trabalhar.Segundo o INEP 7,2% dos alunos abandonam a escola para trabalhar.           Portanto, medidas são  necessárias para resolver o impasse.A má administração do sistema educacional acaba incentivando o analfabetismo funcional.O ministério da educação deve realizar projetos escolares como feira das profissões, onde estimularia o aluna a escolher uma profissão e na feira deveria ter uma parceria com empresas privadas onde levariam os alunos a conhecerem o local da sua profissão. E o ministério das comunicações deveria realizar campanhas midiáticas incentivando a escolaridade e explicando sua importância.