Materiais:
Enviada em: 30/10/2017

No século XX devido a industrialização, os governos brasileiros começaram a se preocupar em oferecer uma educação pública, pois, a classe operária devia ser capaz, mesmo que em nível básico, de decifrar os códigos da língua. Em função disso, foi criado um modelo educacional voltado para essa necessidade, sem se preocupar com qualidade de ensino, e é gracas a essa despreocupação que um dos grandes problemas da educação brasileira surgiu, o Analfabetismo Funcional.     Mormente, é necessário entender que analfabeto funcional é todo aquele que apresenta dificuldade para interpretar textos simples e realizar operações matemáticas básicas. A alfabetização voltado para as indústrias, ensinando a ler e escrever sem necessariamente desenvolver essas atividades no indivíduo, ainda é a base da educação no Brasil. O que tem influenciado no mercado de trabalho, pois, ao contrário do século XX, o âmbito trabalhista atual exige um maior nível acadêmico. Além disso, a educação não tem cumprido com a sua obrigação de desenvolver o senso crítico dos indivíduos, formando assim uma população alienada.      Ademais, usando a máxima kantiana, de que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, a formação de analfabetos funcionais para ocupar cargos na sociedade, como o de professores, acaba criando um ciclo vicioso e aumentando a parcela desse grupo na população. É devido a  isso, que reformas metadológicas inovadoras que em geral se obtêm bons resultados não surtem efeitos na educação nacional.      Destarte, para que o analfabetismo funcional possa ser combatido no Brasil, faz-se preciso que as universidades implantem uma base comum curricular para nivelar os alunos e garantir que estes saibam o básico para prosseguir com o curso. É necessário também, que as escolas realizem o incentivo a leitura através das aulas de línguas, tornando obrigatório a leitura de algumas obras no decorrer do ano, além disso, as escolas devem implantar o reforço escolar . O governo deve também instituir em todos os níveis,infantil, fundamental e médio, o ensino em tempo integral.