Materiais:
Enviada em: 28/10/2017

De acordo com o ideário do sociólogo Pierre Bourdieu, um dos desafios enfrentados nas instituições escolares é repassar o ensino de forma crítica. Desse modo, os altos índices de analfabetos funcionais denúncia à problemática social da educação vigente no país. Nesse contexto, o déficit na educação e no amparo social diante mazela acentuam o impasse.       Em primeira análise, é valido ressaltar a dificuldade em interpretar texto e operações matemáticas, apresenta-se em todos os graus escolares. Nesse cenário, esse descompasso frisa a questão de déficit acadêmico na formação da autonomia e criticidade do corpo discente, haja vista que esse desenvolvimento inicia-se na pré-escola e se constrói ao longo do período estudantil básico. Diante disso, urge a necessidade que as esferas estatais atentem-se as raízes do impasse, para o pleno progresso educacional do país.      Outrossim, segundo o Mapa do Analfabetismo apenas 8% da população domina a leitura e a escrita. Nesse viés, o âmbito trabalhista é afetado, posto que há uma dificuldade em encontrar pessoas aptas a executar as atividades laborais como formular planilhas contábeis. Dessa forma, a manutenção do analfabetismo funcional instala-se, uma vez que há uma ausência em hábitos nexos ao estudo e leitura por  uma enorme parcela da população         Evidencia-se, portanto efeitos  tangentes ao analfabetismo funcional no Brasil. Destarte a díade Estado e Educação deve atuar em conjunto para elucidar essa caótica questão. É mister que o Ministério da Educação em parcerias com Ongs sociais, promova feiras escolares de poesias, de matemática e debates sobre o tema com psicopedagogos, visando desenvolver a autonomia e criticidades dos estudantes. Ademais , torna-se imperativo que projetos sociais do governo junto com prefeituras municipais , instrumentalizações no ambiente trabalhistas capacitando os empregados na interpretação de analises gráficos e contas matemáticas . Assim, conseguiremos desenvolver a criticidade educacional, o que para Bourdieu é um dos desafios para uma boa educação.