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Enviada em: 29/10/2017

O analfabetismo funcional é a dificuldade em compreensão de textos mesmo que o indivíduo seja tecnicamente alfabetizado. Essa dificuldade em compreender gêneros textuais, mesmo os mais simples e mais acessados no cotidiano, prejudica o desenvolvimento intelectual do indivíduo.  De um lado a escrita é o principal meio de comunicação da atualidade; de outro a leitura é a chave de acesso às informações registradas em escritos. No entanto, o hábito de lê vem perdendo força entre os brasileiro, isto porque, no Brasil existe a cultura da oralidade muito mais forte do que a letrada. Dessa forma, o resgate do hábito de lê é uma alternativa para reduzir o analfabetismo funcional.  Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pela PNAD ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) "IBGE", a taxa de analfabetismo absoluto reduziu, em 15 anos, expressivamente na sociedade brasileira. Entretanto segundo o INAF ( Indicador de Analfabetismo Funcional), o índice de analfabetismo funcional aumentou na mesma proporção. Por esse viés, percebe-se a ineficiência do ensino no Brasil.   Nota-se a necessidade de uma rápida mudança desse cenário problemático. Portanto, cabe ao MEC ( Ministério da Educação) investir ainda mais na preparação dos professores, tornando mais acessível o canal educacional "TV Escola", que ministra cursos de capacitação para que eles levem ensino de maior qualidade para os estudantes. Somado a isso, o Ministério da Cultura deve buscar no Governo Federal recursos financeiros para a reativação de antigas bibliotecas e a criação de outras bem mais estruturadas; outrossim, a criação de propagandas veiculadas pela mídia, alertando aos pais a incentivar os filhos a ler e estudar, pois, a Constituição em seu Artigo 205 diz: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família ".