Materiais:
Enviada em: 27/11/2017

O analfabetismo funcional já se tornou comum, principalmente em escolas públicas, afinal, dentre a população brasileira apenas 8% é capaz de interpretações de forma proficiente. Para um país em "desenvolvimento", estes dados mostram uma realidade muito negativa do esperado.  Contextualizando, o analfabetismo funcional consiste na incompreensão de já alfabetizados em relação à textos e questões de nível básico, ou seja, é uma falsa alfabetização pois o aluno acaba se tornando um mero "passageiro" das instituições escolares. Isso ocorre, principalmente, pela falta de interesse do governo em investir na educação, o que causa a falta de estrutura, qualificação, e até mesmo a precaridade da segurança dentro das escolas.  Como lembra a música da banda 'Pink Floyd', para eles, "todos são somente tijolos na parede", para o governo, pouco importa o aprendizado da população pois querem "tijolos" manipuláveis e que poderão ser usados em prol de uma minoria.  Sendo assim, para que este tipo de analfabetismo acabe, é necessária a reformulação da bancada governamental, colocando políticos que se interessam pelo bem estar e o ensino público, enviando verbas em função de melhorias na estrutura escolar e contratando mais professores e funcionários envolvidos; além disso, é essencial uma reforma no método de educação, tornando-o mais dinâmico e mais interessan