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Enviada em: 15/02/2018

Historicamente a escola pública brasileira é excludente. E essa exclusão afeta a competência comunicativa de uma parcela considerável da população brasileiro, reflexo disso, são os elevados índices de analfabetismo e os elevados índices de analfabetismo funcional. Portanto, duas questões devem ser resolvidas, primeiro possibilitar o acesso à educação básica a todos os cidadãos brasileiros, e segundo incentivar de maneira irrestrita a leitura nas escolas. Pois, em regra, a escola adota um ensino anacrônico da língua portuguesa. Dados recentes revelam que a evasão escolar é o maior problema da educação pública brasileira. Isso mostra que a escola não consegue manter os jovens até o final do ciclo básico. Nesse sentido, a exclusão aqui se dá pela falta de qualidade tanto física quanto humana dos espaços escolares. Se antes, até o final da década perdida, era a falta de vaga, hoje é falta de qualidade que afasta os jovens das escolas. Outra questão que contribuí para o grande índice de analfabetos funcionais é a forma que a Língua Portuguesa é trabalhada nas escolas do país. Prioriza-se o ensino da gramática normativa ao invés de incentivar práticas de leitura e escrita. Assim o ensino da língua é um fator negativo no tocante a redução do analfabetismo funcional. Ademais, como disse certa vez Paulo Freire que a leitura da palavra é alimentada pela leitura do mundo. Portanto, a escola não deve se furtar dos avanços dos estudos linguísticos e literário, não deve se furtar também de criar ambientes mais acolhedores e instigantes para os estudantes. Em suma, para manter os estudantes nas escolas até o fim do ciclo básico, é papel do poder público criar espaços escolares mais bonitos. Os engenheiros e os arquitetos poderiam dar uma ótima contribuição com projetos modernos e sintonizados com o séc. XXI. E para reduzir de maneira mais efetiva o analfabetismo funcional é preciso a implantação de projetos de letramento linguístico e literário, tocado pelos professores de todas as áreas. Isso para criar um escola mais atrativa e mais eficiente.