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Enviada em: 27/08/2018

A enciclopédia, livro que tinha a pretensa de reunir todo o conhecimento dominado até então pelo homem, fora criada pelo filósofo iluminista D'lambert com a intenção de universalizar o conhecimento e por consequência contribuir com a formação educacional. No entanto, quando se observa o analfabetismo funcional no Brasil, verifica-se que o ideal iluminista não foi aplicado na prática. Desse modo, a problemática persiste, sendo necessário compreender o papel educacional brasileiro nessa conjuntura, bem como analisar suas principais consequências sociais.       É importante notar, a princípio, que a transmissão de conhecimento ainda baseada em métodos arcaicos é um fator preponderante para a manutenção do problema. Assim, ao manter a relação de aluno passivo diante das informações, sem demais participações diante do assunto exposto pelo professor, além da maneira anacrônica de desenvolver o conteúdo, em sua maioria ligada somente ao livro didático e ao quadro negro, corroboram para manter a sala de aula como um espaço absoleto. Dessa maneira, a educação crítica, proposta pelo filósofo e pedagogo Paulo Freire, baseada em um ensino que promova conscientização, autônomia, conhecimento de mundo e aplicação prática, é desvalorizada e promove a estática situação diante do analfabetismo funcional.      É cabível ,ainda, notar que consecutivamente ao exposto, a educação proposta nacionalmente é responsável por moldar pessoas teoricamente detentoras de conhecimento, mas que pragmaticamente são leigas diante de diversos assuntos. Dessa forma, atitudes que deveriam ser comuns entre os recéns escolarizados, tais como a interpretação de um gráfico e a aplicação prática de um conhecimento matemático, são dificilmente percebidas, o que vai ao encontro da taxa de somente 8% com nível de ensino considerado proeficiente, segundo o estudo: "Alfabetismo no Mundo do Trabalho".       Torna-se evidente, portanto, que o panorama educacional do Brasil necessita de medidas a fim de atenuar o impasse em função de solucionar o analfabetismo funcional. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Educação, em cossonância com as escolas, o papel de debater e pôr em prática uma nova metodologia de ensino que respeite os preceitos propostos por Freire por meio de uma nova e mais adequada base curricular de ensino, além fornecer cursos aos professores com intuito de mostrar técnicas que dinamizem o ensino, de modo que a educação brasileira saia do anacronismo e passe a relacionar o conhecimento à prática. Somente assim, a longo prazo,o motivo responsável pela criação da enciclopédia, seja, finalmente, realizado.