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Enviada em: 21/04/2018

Desde a colonização o Brasil vem sendo alfabetizado, entretanto não são todos os alfabetizados que são bons em interpretaçao, a maioria tem dificuldade de interpretar textos complexos ou ate mesmo questões do Enem(exame nacional de ensino médio) e vestibulares, isso acontece devido a falta de uma boa preparação na escola com mais interpretação de textos desde os primeiros anos da vida escolar até a conclusão do ensino médio dos discentes, como também a falta de incentivo a leitura logo na infância.   Isto é, nas escolas publicas do Brasil pouco se pratica a interpretação de texto, o foco maior é sempre em ensinar a norma culta do português, sendo que futuramente os alunos irão precisar saber interpretar para se sair bem no Enem, saber da norma culta é fundamental, porem não é suficiente, prova disso é a grande quantidade de redações zeradas no Enem, por falta de compreensão do tema proposto.   Como também, existe a necessidades que os pais e os professores busque incentivar as crianças a lê mais, pois a cultura da leitura no decorrer dos anos esta sendo ultrapassada pela tecnologia, as crianças não tem mais o habito de ler diversos livros e sim de jogar vários jogos onlline, e assim perdendo a pratica  a leitura e encontrando dificuldade de compreensão diante de um texto difícil, atrapalhando seu desempenho em testes que cobram uma boa base de interpretação textual.   Diante dos argumentos supracitados e visível a necessidade que o governo através do MEC (ministério da educação) promova mini cursos visando a capacitação de docentes da área de linguagens, de todas as series, para ensinar melhor a interpretaçao de texto nas escolas e  também ensinar formas didáticas de leitura, para incentivar as crianças a lerem,os docentes devem realizar reuniões com pais e filhos mostrando a importância da leitura no cotidiano  e também aconselhando os pais a ensinar os filhos a ler desde cedo e não os deixar jogar jogos onlines por muito tempo e sim que as crianças joguem jogos educativos.