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Enviada em: 16/04/2018

A constituição Cidadã de 1988 estabelece que a educação é um direito fundamental, devendo ser promovida visando o pleno desenvolvimento do indivíduo para o exercício da cidadania e sua qualificação profissional. No entanto, a realidade da educação brasileira distingue-se do que está promulgado em sua Carta Magna. De acordo com o Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF), 92% dos brasileiros entre 15 e 64 anos, não são proficientes em leitura, escrita e nas habilidades matemáticas, ou seja, são analfabetos funcionais. Tal informação demonstra-se preocupante, pois somente a plena alfabetização faz com que as pessoas entendam melhor o aspecto social e cultural do país, possibilitando-as exercer o papel de cidadão, buscando seus direitos e deveres.        Em primeiro lugar, segundo Arthur Lewis, ganhador do prêmio nobel de ciências econômicas, a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. Todavia, o governo brasileiro insiste em estar na lista dos países com menor investimento no que refere-se ao ensino básico. Por isso, o analfabetismo funcional apresenta índices alarmantes, fazendo com que muitos estudantes terminem o ensino médio sem ao menos conseguirem interpretar textos ou problemas matemáticos.       Não somente é necessário aumentar os investimentos na educação básica mas também promover o incentivo a leitura. Os estudantes precisam ler mais tanto para estimularem sua atividade cerebral como para adquirirem bagagem intelectual e cultural. Diante disso, torna-se essencial o apoio da família, é preciso apresentar os livros para as crianças desde a primeira infância.       Portanto, nota-se a necessidade de vencer o analfabetismo funcional para que a população possa exercer sua condição de cidadãos.  Para isso, é necessário que haja mais investimentos em educação, isto é, os governos estaduais, precisam remunerar melhores os professores, para que estes trabalhem mais motivados, além de aprimorar as estruturas das escolas, construindo bibliotecas para que todos tenham acesso a leitura.