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Enviada em: 16/04/2018

No Brasil, reside uma cultura desfavorável ao estimulo a leitura. Desse modo, quem aprende a ler não é impulsionado a progredir, encaminhando o país ao conceito de analfabetismo funcional. Gerando impactos a sociedade brasileira.       Desse modo, o mal do analfabetismo funcional tem raiz na estrutura educacional do Brasil. A dinâmica de ensino do país se restringe a ensinar a criança a apenas a ler. Porém, não há nenhum estimulo posterior. As crianças são levadas a uma visão de leitura como algo enfadonho e desinteressante. Esse conceito faz com que eles se tornem adultos de conceitos pré formados e ignorantes, por falta do conhecimento que a leitura proporciona.          Mediante o exposto, a educação brasileira põe a nação no bloco de terceiro mundo. A desvalorização com o ensino, como mencionado anteriormente, é uma barreira para o crescimento do país. Fecha-se as portas para uma economia promissora baseada na educação, já que parte da população ler mas não entende o seu próprio idioma.          Em suma, o caminho da redução do analfabetismo funcional no Brasil é o apoio a leitura desde a infância. Dessa forma, cabe ao ministério da educação tomar medidas que agreguem ao currículo escolar esse incentivo, com a adição obrigatória de duas horas semanais para a prática da leitura. Com o apoio das escolas, o Brasil poderá reverter essa realidade.